Casas com estilo: descubra a qual mais combina com você!

Entre tantas casas com estilo, uma mais diferente da outra, você já parou para pensar em como será a sua? Ele é uma das primeiras coisas que devem ser definidas junto ao seu arquiteto. A partir do estilo de casa escolhido fica mais fácil saber, entre outras coisas, quais serão os materiais utilizados na construção e o formato que ela deve tomar.

E como existe uma grande chance de você se sentir perdido em meio a tantas possibilidades, fizemos essa matéria para te orientar. Logo abaixo você vai encontrar os estilos de casas mais procurados, suas principais características e fotos de diferentes tipos de casas para que você possa se inspirar e tomar como referência. Quer ver? Então continue a leitura:

Casas asiáticas

Esse estilo de casa não é muito comum no Brasil, mas que tem grandes chances de se tornar uma tendência. A principal característica desse tipo de construção são as linhas simples e retas combinadas ao uso de madeira em tons claros na fachada.

Um detalhe importante nas casas de estilo asiático são as grandes aberturas com portas e janelas de vidro. O contato com a natureza também é fundamental, por isso não é raro encontrar casas asiáticas totalmente integradas à área externa.

Para aumentar ainda mais a sensação de estar em outro continente, é possível construir um jardim zen, com fontes de água, pedras e bambu.

Casas de praia

As casas de praia também podem ser chamadas de casas estilo tropical, já que ambas têm muitas características em comum. A maior delas é o uso de materiais naturais na construção e acabamento, como madeira, palha e bambu.

As casas de praia também se caracterizam pelo uso de varandas e terraços amplos e aconchegantes. Suas janelas e portas são amplas para garantir ventilação e luz extra ao interior da residência.

Já os jardins não ficam de fora das casas de praia, eles são fundamentais para trazer aquela sensação de frescor e natureza típicos das casas litorâneas. Já falamos um pouco delas nos últimos posts, se quiser saber mais clique aqui

Casas de fazenda

Esse é o tipo de construção que remete totalmente ao aconchego, conforto e tranquilidade da vida no campo. Ela se caracteriza, sobretudo, pelo tipo de telhado, geralmente construído com várias quedas d’água diferentes e telhas de barro.

No Brasil, as casas coloniais incorporaram muito do estilo arquitetônico produzido em Portugal, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Por essa razão, não é difícil encontrar traços renascentistas, maneiristas, barrocos e também do rococó nas casas de fazenda.

Casas com estilo contemporâneo

Arquitetura contemporânea e moderna não são a mesma coisa. O conceito de arte/arquitetura contemporânea passou a ser considerado a partir dos anos 90, no período conhecido como pós-moderno.

As casas de estilo contemporâneo abarcam uma série de outros estilos e tendências, inclusive o moderno. Mas a principal característica da arquitetura contemporânea é a racionalização da construção, com fortes traços minimalistas.

Contudo, também é possível notar formas incomuns, que desafiam a imaginação, entre elas o uso de formas curvas e orgânicas.

Casas cottage / shabby chic

As casas de estilo cottage ou shabby chic são aquelas que você olha e sente vontade de entrar e ficar. Elas são acolhedoras e confortáveis, apesar do tamanho pequeno e espaço limitado. 

Geralmente esse tipo de casa possui apenas um andar. As casas cottage fazem sucesso na Europa, sendo uma das principais opções de casa de campo.

Casas com estilo eclético

As casas com estilo eclético são, na verdade, um conjunto de estilos em um mesmo projeto arquitetônico. Nesse tipo de construção é possível encontrar traços da arquitetura clássica, moderna, minimalista, entre outras, dependendo do que se deseja. 

No entanto, é preciso tomar um certo cuidado com esse tipo de projeto para que ele não se torne uma bagunça visual.

Casas com estilo escandinavo

As casas com estilo escandinavo, como o próprio nome sugere, faz referência ao tipo de construção da região escandinava. Esse estilo ganhou força no final do século XX e tem forte relação com o clima e estilo de vida dos habitantes dessa região.

O inverno rigoroso e as longas noites fizeram surgir a necessidade de casas com grandes vãos para privilegiar a iluminação natural. As cores claras também são destaque desse tipo de arquitetura. A madeira e o uso de linhas retas e suaves são outro ponto de destaque das casas de estilo escandinavo.

Casas americanas

A maioria das residências americanas são inspiradas em pontos cardeais como norte-sul, leste-oeste. Seus projetos não utilizam muros ou portões e integram as outras residências do entorno.

As casas apresentam algumas características tradicionais na aparência, como os telhados inclinados em diferentes níveis, cobertos por telhas. Outra característica forte na fachada são as linhas horizontais e as molduras em torno das portas e janelas. Elas quem complementam o ar robusto de uma casa americana, assim como as colunas na entrada denotam a sua elegância.

Casas mediterrâneas

As casas de estilo mediterrâneo são charmosas e encantadoras por definição. Esse tipo de construção é comum no litoral da Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Líbia. 

Uma das principais características desse estilo são o uso do branco para pintura das paredes, amplos terraços e jardins, além do uso de revestimentos cerâmicos. A ligação entre interior e exterior também é um marco importante nesse tipo de construção.

Casas com estilo minimalista

As casas com estilo minimalista podem ser consideradas um braço da arquitetura moderna. O arquiteto alemão Mies van der Rohe foi o maior divulgador do estilo minimalista na arquitetura, tanto é que a frase “menos é mais” é a síntese de todo esse pensamento minimalista, que passou a ser aplicado nos projetos de habitação com rigor.

As casas minimalistas prezam por uma estética clean, neutra, apenas com elementos indispensáveis. Tudo aquilo que é considerado adorno é categoricamente excluído do projeto. 

Uma das principais características da arquitetura minimalista é o uso de cores claras e neutras, especialmente o branco, realçadas por detalhes em preto ou cores metálicas em dourado, prateado e bronze. As linhas retas e bem marcadas também podem ser vistas com frequência.

Casas modernas

As casas de estilo moderno começaram a surgir entre o final do século XIX e início do século XX, juntamente com o movimento modernista que tomou grande parte da Europa e rapidamente se alastrou por todos os cantos do mundo.

Nesse tipo de casa, a integração e a socialização são valorizadas no projeto. Por essa razão é muito comum ver casas modernas com vãos amplos e ambientes integrados.

Na fachada, a preferência é por materiais que revelam a ascensão do período industrial, como o aço, o concreto e o vidro, apesar da madeira também se mostrar frequente. Cores claras e neutras são outro destaque das habitações modernas.

Casas com estilo rústico

As casas de estilo rústico são uma das preferidas. Elas remetem a sensações prazerosas de conforto, aconchego e acolhimento. 

Uma das principais características desse estilo é o uso de materiais naturais em seu estado bruto, especialmente madeira e pedra.

Casas com estilo industrial

Sua origem remete à década de 70 na qual antigos galpões se transformaram em residências urbanas,os chamados lofts. Hoje, mesmo em apartamentos ou casas é possível adaptar esse tipo de decoração.

Suas características são compostas por as janelas amplas com o caixilho aparente, paredes de tijolo, escadas metálicas, o uso do concreto e cimento queimado, estrutura aparente e poucas divisões no ambiente.

Casas com estilo tradicional

O conceito de casas de estilo tradicional varia muito de país para país e até mesmo de região para região. 

No Brasil, as casas mais tradicionais são as de alvenaria com telhado aparente em uma ou duas águas. Molduras em torno das janelas e portas. Mas além disso, portão e muro também ajudam a caracterizar as construções tradicionais brasileiras.

Casas com estilo tropical

Assim como as casas de praia, que falamos anteriormente, as casas de estilo tropical priorizam o contato com a natureza e a integração entre o interno e o externo.

Nesse tipo de construção é comum o uso de materiais naturais como madeira e bambu, além de cores quentes e vibrantes.

São tantas casas com estilo que fica difícil escolher um só, não é mesmo? Mas fique tranquilo pois assim que você decidir estaremos prontos pra te receber com os melhores produtos do mercado: o Concreto Usinado, Areias e Britas. Faça um orçamento: maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou ligue: (47) 3635-1348, para construir com o melhor estilo: o nosso!