Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil

 

Se você está precisando construir e não sabe qual o tipo de concreto ideal para cada tipo de construção, esse artigo é para você. Ou se você apenas tem interesse no assunto, siga conosco até o final para descobrir um pouco mais sobre cada tipo de concreto.

O concreto é amplamente utilizado na construção civil, pois possui características que o tornam muito mais adequado, viável economicamente e vantajoso.

Existem, porém, diversos tipos de concretos. Há ocasiões em que é necessário obter uma máxima resistência em poucos dias, há ainda outras ocasiões em que o concreto deve ser o mais simples possível, simplesmente para diminuir custos da obra, e por aí vai. Com o intuito de te ajudar a escolher o melhor concreto, preparamos esse resumo dos principais tipos que encontramos no mercado.

Então aí vai:

“Virado na Obra”: é dosado e misturado no próprio canteiro. É indicado apenas para obras de pequeno porte, como casas, já que a dosagem nem sempre é feita da maneira correta, dispondo assim de um concreto mais fraco, além de estar exposto a intempéries que causam a perca da pureza da mistura.

 

 

Usinado: este tipo de concreto é aquele que é feito totalmente nas Usinas de Concreto, sendo dosado e misturado de maneira a se obter um padrão de qualidade para o qual foi projetado. Depois de pronto, é transportado para a obra com Caminhões Betoneiras. É o mais utilizado em obras civis de grande porte.

Convencional: é o mais utilizado. De consistência seca, ele deve possuir um cuidadoso adensamento. Possui boa durabilidade e qualidade, além de possuir baixo custo se o compararmos aos preços dos concretos usinados. Utiliza-se bastante esse concreto em obras de pequeno porte, pois o seu transporte é barato e de fácil acesso.

Bombeável: esse é, depois do concreto convencional, o segundo mais utilizado. Possui características de maior fluidez, que se faz necessária para passar pela secção do tubo por onde é bombeado para os pavimentos mais altos. Esse tipo de transporte, faz-se necessário em obras bastante verticalizadas e de difícil acesso. Isso tudo garante a diminuição do custo no transporte e ainda uma concretagem mais rápida, devida a alta vazão da bomba e a fácil adaptação do concreto às formas onde é despejado, já que possui característica mais fluida.

 

 

Concreto ARI (Alta Resistência Inicial): atinge altas resistências em pouco tempo, podendo assim dar mais velocidade à obra ou ser utilizado em situações emergenciais de reforço estrutural. É um concreto mais caro devido ao uso de aditivos, porém vem sendo utilizado cada vez mais nas construções.

Concreto Pesado: é um tipo de concreto que utiliza aditivos com maior massa específica, objetivando uma maior resistência mecânica, maior durabilidade e maior proteção contra radiações. São utilizados em casos específicos onde precisa-se da garantia de sua resistência, como por exemplo em torres para turbinas Eólicas ou até mesmo em salas de raio-X.

Concreto Auto Adensável (Projetado): é muito utilizado no Brasil pelo fato de o nosso relevo demandar muitas obras de contenção. Possui características de fluidez ainda maiores que as do concreto bombeável e com aditivos que elevam sua aderência.

E aí, gostou? Se você deseja saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando o nosso Blog. Até mais!