Brita: Saiba escolher o tipo certo para sua construção

Com granulometrias diferentes, algumas são indicadas para fabricação de concreto, outras para pavimentação e construção de grandes obras. Para escolher o tamanho certo para seu projeto, é necessário conhecer os mais diferentes tipos de brita.

Mas afinal, o que é a Brita?

Uma das principais matérias-primas do concreto, as britas nada mais são do que fragmentos de rochas duras e maiores. Entre elas o granito, gnaisse, calcário e basalto, normalmente detonadas com dinamite em seus maciços rochosos. Mas para ficar da forma como conhecemos, os ‘pedaços’ de rocha ainda passam por um processo de trituração, conhecido como britagem, e por peneiramento após a detonação.

Segundo a Norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os diferentes tipos de brita são classificados de acordo com a sua granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos. Assim, temos o pó de brita e as britas 0, 1, 2, 3 e 4. Cada um desses tipos tem uma função específica na construção civil, e você precisa saber quais são os mais adequados para sua obra, evitando prejuízos.

Conheça agora os Tipos de Brita:

Pó de brita

Os fragmentos no pó de pedra brita tem dimensões menores que 4,8mm. Ele possui uma textura bastante fina sendo muito fácil de moldar, por isso é muito utilizado para fabricação de peças de concreto pré-moldado, calçadas e contrapisos.

Pedrisco

Já a pedra nº 0, também chamada de pedrisco, possui diâmetros de 4,8 a 9,5mm. Ela é muito utilizada na produção de vigas, colunas e lajes aparentes. A pedra britada número 0 também pode ser utilizada junto com a nº 1 na fabricação de concretos.

Pedra brita 1

Com diâmetros de 9,5 a 19mm, a pedra nº 1 é mais utilizada na construção civil. Ela está presente na produção de concreto para colunas, vigas, lajes e fundações.

Pedra brita 2

Já a pedra brita 2 tem diâmetros de 19 a 25mm. Ela é utilizada na fabricação de concreto de alta resistência para grandes estruturas e pisos de alta espessura.

Pedra brita 3

Com diâmetros de 25 a 50mm, a pedra  3 não é utilizada na fabricação do concreto. Ela é destinada a obras de base, como nivelamento de linhas férreas, instalação de drenos e obras de aterramento.

Pedra brita 4 e 5

Já as pedras britas 4 e 5 possuem diâmetros acima de 50mm e são é muito utilizada em obras de fossas sépticas, estações de esgoto e lastros de ferrovias.

Rachão

O rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT por não passar por processos de qualificação industrial, por isso é considerada uma pedra bruta. Ele é o produto resultante da primeira britagem e pode ser utilizado na produção de calçamentos de ruas e concretos ciclópicos.

Bica corrida

Já bica corrida é uma mistura de pedra sem graduação definida. Ela é composta por: pó de brita, pedra brita 0 e 1. Essa mistura é muito utilizada na fabricação de pavimentos por apresentar alta resistência.

Como usa a pedra brita na obra?

A utilização de pedras britas, com granulometrias corretas, garante que o concreto tenha poucos espaços vazios. Esta característica aumenta a resistência do concreto e ainda economiza na quantidade de cimento.

Além de ser fundamental na fabricação do concreto, a pedra brita também é utilizada para nivelar o solo e isolar as armações de aço antes da concretagem de estruturas e fundações.

Como comprar?

Aqui na Maahs, comercializamos a pedra brita em m³ e entregamos através de nossos caminhões com capacidade entre 5 a 13m³.

De ótima qualidade, nossos agregados não possuem sujeiras acopladas, como óleo, galhos e terra. Pois elas interferem na qualidade, resistência e durabilidade do concreto, assim garantimos o melhor para sua obra.

Além disso, possuímos uma agenda alternativa, com horários flexíveis para garantir o sucesso da execução. Dispomos de dois centros de Distribuição que nos auxiliam diretamente na logística de entrega dos produtos. 

Como armazenar?

A pedra brita deve ficar em lugar de fácil acesso para o caminhão da entrega e para os trabalhadores da obra.

Recomenda-se fazer baias com blocos ou tijolos, para armazenar as pedras e areias separadas por granulometria e tipo de material. Assim, é evitada a mistura dos materiais.

Se não for possível fazer as baias de blocos ou tijolos, você pode utilizar madeira ou outros materiais que ajudem a comportar a pedra dentro de uma área específica.

Outro ponto de atenção é que as pedras britas não devem ser armazenadas nas calçadas para não atrapalhar a movimentação dos pedestres. Elas devem sempre ser armazenadas dentro dos limites do terreno e do canteiro de obras.Agora que você conhece alguns tipos de pedra brita e sabe qual o melhor tipo para sua construção, faça seu orçamento conosco! Estamos preparados para te antender, pelo nosso site maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou pelo telefone (47) 3635-1348. Esperamos por você.

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by