Até há pouco tempo atrás a construção de uma casa dizia respeito somente aos futuros moradores do local. No entanto, as coisas mudaram. A preocupação com sistemas mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente fez com que surgisse a necessidade de projetos sustentáveis e ecológicos, tais como o Telhado Verde. Que hoje em dia  são capazes de beneficiar toda a comunidade do entorno de uma residência.

O telhado verde se encaixa perfeitamente em toda essa perspectiva de construção sustentável. Eles são atualmente uma das maiores referências da arquitetura sustentável no mundo. Perdendo apenas para as placas fotovoltaicas: um sistema inovador capaz de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Basicamente o telhado verde é uma forração natural, geralmente feita com grama, que cobre toda a extensão da casa. Além de muito estético, o telhado verde possui inúmeros benefícios ambientais que você vai descobrir logo abaixo.

Como funciona o telhado verde?

O telhado verde é composto por sete camadas de materiais diferentes. Sendo eles os responsáveis por manter a correta absorção da água da chuva, a troca de calor e a sobrevivência das plantas.

A primeira camada é a própria laje ou telhado em si. Sobre ele é colocado uma membrana à prova d’água de modo que o telhado fique protegido contra a umidade. A terceira camada é uma barreira contra raízes. Essa etapa do processo é importante para evitar que as raízes das plantas danifiquem sua estrutura.

Em seguida vem a camada de drenagem. Essa camada garante que todo excesso da água da chuva seja escoado de maneira correta evitando alagamentos sobre a estrutura, o apodrecimento das plantas e, claro, a infiltração de água para o interior da residência.

Após o sistema de drenagem vem o tecido permeável que permite a colocação da terra onde, por fim, é colocada uma camada com cerca de sete a oito centímetros de substrato. Nessa etapa, o telhado está pronto para receber a vegetação escolhida.

Por mais que aparentemente esse processo pareça simples é muito importante contar com o auxílio de um profissional qualificado. É ele que será responsável por avaliar, entre outras coisas, a caída correta do telhado que deve ter pelo menos 1,5%, para garantir o escoamento adequado e a estrutura da laje que precisa ser forte e resistente o suficiente para resistir o peso da vegetação.

Vantagens do telhado verde

Desvantagens do telhado verde

Dicas para ter um telhado verde bonito e funcional

No Brasil, os telhados verdes ainda são uma novidade. Mas em muitos outros países essa já é uma realidade na vida da população. Por isso, nada melhor do que se inspirar em projetos que já fazem sucesso mundo afora.

A Maahs é a favor de projetos sustentáveis, então se você pensa em construir um desse, nós temos os melhores produtos: o Concreto Usinado, Areias e Britas. Faça um orçamento: maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou ligue: (47) 3635-1348, para trazer a natureza ainda mais perto!