Projeto residencial, entenda sua importância na obra

De modo geral toda construção necessita de um bom projeto para ser iniciada. Este conjunto de documentos vão descrever como a casa será construída, neles estão: a planta baixa, de locação e cobertura, projeto estrutural, elétrico e hidráulico, quadro de esquadrias, memorial descritivo e etc.

Para cada um deles são realizadas análises e estudos detalhados, que podem antecipar possíveis problemas e prever o resultado final da obra. Além disso, possibilita o cálculo de materiais e serviços que podem reduzir ajudar na economia da obra, pois algumas coisas são mais baratas na projeção do que na execução.

Projeto de casa

É importante anotar cada detalhe da casa, assim o arquiteto não precisa fazer alterações que consequentemente podem modificar o tempo e o custo. Conheça cada etapa e sua importância:

Projeto Executivo ou Arquitetônico
São os chamados desenhos técnicos, neles estarão a descrição de como será sua casa. Destacamos a planta baixa, que será a base principal durante a obra.

Na planta baixa é possível ver como se fosse de “cima” as paredes cortadas (corte horizontal), disposto em cômodos e suas medidas, incluindo janelas, portas, escadas e demais elementos necessários. Se for um sobrado, cada andar (pavimento) deverá ter sua planta baixa. Desenhos que geralmente estarão no projeto arquitetônico:

  • Fachadas, cortes verticais das áreas molhadas e quadras de esquadrias;
  • Pontos de: eletricidade, iluminação e elementos da parte hidráulica;
  • Quadro de esquadrias e a paginação dos pisos e revestimento;
  • Planta humanizada, de implantação e cobertura;

Este projeto deverá ser criado por um arquiteto credenciado no CAU, ele será responsável por estudar os hábitos e necessidades da família, as características de topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras, do terreno, para então criar o projeto ideal. Para economizar no trabalho do arquiteto também existe a opção de projeto “pronto”, que posteriormente precisa ser adaptadas às condições do terreno.

Planta baixa

Projeto estrutural
Este projeto será realizado por um engenheiro civil calculista, ele vai avaliar a planta baixa, a resistência do solo juntamente com todo o peso necessário para compor o cálculo e manter a casa estável e em pé, essa parte é essencial para evitar trincas, rachaduras e no pior dos casos desabamentos. Nesta etapa são detalhados:

  • Largura, comprimento e diâmetro;
  • Formas e amarração da estrutura da casa;
  • Colunas, pilares, vigas e lajes que seguram a estrutura;
  • Sapata, estaca, radier e viga baldrame, ou seja as fundações.

Também precisam ser especificados no projeto os tipos de concreto e aço, de maneira que facilite na hora da compra.

Projeto Legal
Outro ponto importante é a liberação para a construção, que ocorre por meio do alvará, sem o mesmo a construção pode ser paralisada e até multada. Se você pensa em financiar, o banco também exigirá a apresentação da mesma.

O projeto legal vai provar para a prefeitura local que todas as exigências e normas estão dentro do Código de Obras Municipal. Além disso, também é necessário apresentar os desenhos técnicos (o mesmo que o projeto arquitetônico), porém com algumas adaptações na planta baixa.
As exigências mudam de uma prefeitura para outra, como: taxa de aproveitamento e ocupação, iluminação, ventilação e área de permeabilidade a serem utilizadas na obra. Caso se trate de um condomínio (construção interna), as regras mudam um pouco. Então, fique atento!

Cálculo de custos

Valores e custos
Varia muito, mas a média de mercado vai de 20 a 70 reais por m². Outros fatores que influenciam na obra:

  • Nível e padrão;
  • Profissional;
  • Região;

No geral, os custos de projetos vão de 7 a 12% do valor total. Por isso, recomendamos que escolha uma empresa que entenda as particularidades da sua construção e atenda com qualidade e responsabilidade nos prazos.

A Maahs é uma empresa sólida que fornece Concreto Usinado, Areias e Britas da melhor qualidade, tudo para que o acabamento das construções seja perfeito. Além disso, os produtos são dentro do padrão sustentável, que vai desde a produção até a entrega ao consumidor.
A equipe é altamente treinada e habilitada de acordo com a legislação em vigor, tendo como resultado a redução de riscos ambientais, garantindo uma prestação de serviço segura do início ao fim.

Faça um orçamento e veja a diferença: https://www.maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou pelo telefone: (47) 3635-1348.