O inverno exige cuidados especiais na preparação do concreto

Com as temperaturas lá embaixo, principalmente na região sul, alertamos para a importância de alguns cuidados especiais na hora de preparar o concreto que vão impactar diretamente na qualidade do mesmo. Por isso, se você vai colocar literalmente a “mão na massa” fique atento a matéria especial que preparamos sobre o assunto.

Atualmente existem duas normas da ABNT NBR que detalham qual deve ser a temperatura ideal para preparação do concreto:

  • ABNT NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento, em seu item 4.5.4, estabelece a temperatura ambiente de 5°C como mínima para se fazer o lançamento do concreto.
  • ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento, determina a interrupção da concretagem quando a temperatura ambiente ficar abaixo de 0°C nas 48 horas seguintes, salvo condições especiais estabelecidas no projeto – item 9.3.2.

Nas baixas temperaturas, a água contida no concreto pode congelar, interrompendo o processo de endurecimento e provocando um aumento de volume.

Com o aumento do volume, criam-se tensões internas na massa do concreto, ocasionando separação dos materiais componentes, já que a sua resistência, nesta etapa ainda é insuficiente para impedir este fenômeno.

Nestas condições, mesmo que a hidratação não seja interrompida, o ganho de resistência mecânica acaba sofrendo atraso, para que seja evitado é necessário prever nas fases posteriores à concretagem.

Cada empresa tem suas preferências na hora de preparar o concreto, no caso da Maahs como a tubulação está exposta a baixas temperaturas e a água é um dos principais componentes do processo, a produção de concreto é iniciada um pouco mais tarde que o normal, pois é necessário aguardar o descongelamento da água nas instalações.

Para assegurar que o processo de concretagem seja feito corretamente existem normas nacionais e internacionais que recomendam alguns cuidados durante a preparação de concreto no inverno. Confira:

1) Durante a elaboração do plano de concretagem levar em conta o acesso dos equipamentos como bombas de concreto e caminhões betoneiras ou deslocamento de carrinhos e jericas, com foco na rápida aplicação do mesmo.

2) Disponibilizar mão de obra extra para ajudar e agilizar o transporte do concreto, lançamento, adensamento e cura.

3) Conferir se há quantidade suficiente de material isolante na obra, tais como lençóis plásticos, lonas, papel impermeável, mantas de palha, sacos de aniagem ou de papel, para cobrir o concreto e as formas logo após a aplicação, com o objetivo de conservar o próprio calor do concreto.

4) Guardar as formas por mais tempo, pois elas servirão de proteção contra o frio, além de tornar o processo de endurecimento do concreto mais lento.

5) Manter os vibradores de reserva para evitar a interrupção da concretagem.

Temos ciência que muitas das dicas acima são difíceis de cumprir durante a obra, porém quando realizadas garantem a qualidade do concreto e da obra.

A Maahs tem disponível todos os tipos de Concreto Usinado, Areias e Britas, além disso todos os profissionais são preparados para manter a qualidade e o rendimento da obra independente da mudança climática, temos ações pontuais que ajudam e preservam todo o produto do começo ao fim da obra.
Se você busca esse tipo de empresa para sua reforma ou construção, contate nossa equipe! Composta por profissionais devidamente habilitados e treinados para atuar com responsabilidade social, dentro da legislação em vigor, tendo como resultado a redução de riscos ambientais.

Solicite um orçamento: https://www.maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou ligue: (47) 3635-1348. Fale com quem entende do assunto!

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by