Desperdícios na obra? Saiba como evitar e economize muito!

A perda de materiais na obra são o principal fator nos gastos nos canteiros: no final das obras, esses excessos podem chegar a 30% do total gasto. A falta de um bom planejamento, organização no canteiro e trabalhos desqualificados são as maiores causas de desperdícios na obra. 

Canteiro de obras.

Desse modo, são ocasionadas durante o processo de formação, construção, estocagem, locomoção, incidentes e roubos. Além disso, a maior parte das perdas acontece por descuidos no cotidiano da construção civil. 

Mas apesar do que muitos pensam, o problema da perda de materiais e insumos vai mais além do desperdício. Em uma obra mal projetada, é possível que se faça necessário maior quantidade de alguns insumos, gerando pouca eficiência no projeto.

Mão de obra cuidadosa

Sendo essa a importância de um bom gerenciamento da obra e dos resíduos por ela gerados, é bom manter algumas dicas em mente. A empresa desperdiça não apenas o execsso de materiais, mas insumos gerados, perdas das horas trabalhadas e de equipamentos.

Todos esses desperdícios na obra, tem por trás suas causas; para esclarecer as dúvidas, confira os maiores contribuintes para a geração de insumos e como evitá-los:

  • Falta de planejamento: O primeiro passo para toda boa obra é colocar todas variáveis existentes no papel;
  • Terreno inadequado: é preciso ver se o terreno está de acordo com os objetivos e também com o bolso; 
  • Não ter projeto: é fundamental que tenha um engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto, isso minimiza riscos e gastos que você, sozinho, não consegue prever;
  • Não mensurar os gastos: Com o projeto em mãos é conhecer seu orçamento e depois fazer cotações;
  • Mão-de-obra barata: Sua casa precisa de uma construção confiável, não deixe sua segurança na mão de amadores;
  • Produtos baratos: o barato pode sair caro. Produtos duvidosos podem ocasionar sérios problemas e custar uma reforma até mais cara depois.

 

Engenheiros para analizar gastos

Mas como evitar?

Para não ter desperdícios na obra, compre o material apenas quando a planta estiver concluída e estiver prestes a começar, para não perder nada se o projeto mudar. Lembre de deixar o cimento na embalagem original, estocado em locais secos e fechados. Coloque os sacos de areia em lugar plano, cubra com plástico. Procure deixar os tijolos próximos de onde serão utilizados. 

Se você for reformar ou construir, a Maahs tem disponível todos os tipos de Concreto Usinado, Areias e Britas. Composta por profissionais devidamente habilitados e treinados para atuar com responsabilidade social, dentro da legislação em vigor, tendo como resultado a redução de riscos ambientais do começo ao fim da obra.

Faça um orçamento: https://www.maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou ligue: (47) 3635-1348.

Com certeza nós podemos apresentar as melhores soluções para sua construção!

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by