Construção Sustentável: reduz impactos e preserva recursos

 

Não só no Brasil, mas ao redor do mundo a construção civil é considerada um dos setores fundamentais na parte econômica do país. O CIB (Conselho Internacional da Construção) declara que a indústria é um dos setores que mais necessita de recursos naturais e energia, consequentemente os danos ao meio ambiente se tornam bem preocupantes, principalmente se comparado ao panorama atual. 

 

Insdústria atual

Não é de hoje que o termo sustentabilidade está em alta, em termos de quem projeta ou pensa em construir sabendo dessa afirmação, ele se torna ainda mais relevante. O principal objetivo é reduzir estes impactos ambientais e preservar os recursos naturais do planeta.

 

O que é construção sustentável?

Trata-se de construções, seja comercial ou residencial que buscam garantir a eficiência energética, o uso controlado da água e qualidade dos ambientes internos.  

A Agenda 21 afirma que construção sustentável é “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmam a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”. Com isso, o principal objetivo é fazer com que as empresas utilizem com consciência os recursos naturais e proporcionam ao planeta uma sustentabilidade social e econômica.

 

Homens instalando painéis solares

Alguns impactos que essa prática minimiza:

  • Consumo excessivo de água.
  • Uso de materiais de alto impacto ambiental.
  • Utilização de recursos renováveis de forma exacerbada.
  • Resíduos da construção com modulação de componentes que não são reutilizáveis.
  • Alto de número de projeto que atendam às necessidades gerando grande número de demolições.

 

Pontos positivos para quem constrói e quem compra imóveis sustentáveis:

  • Diminuição dos valores tanto no investimento, quanto na operação
  • Redução de deslocamentos e consequentemente emissão de CO2
  • Controle de desperdício e melhoria nos recursos
  • Possibilidade de novos negócios
  • Maior valorização do produto

 

A construção sustentável gera economia

Em relação ao custo o que muda?

O custo de implementação do projeto quando criado de forma sustentável pode ser até 15% maior se comparado ao de uma construção convencional. Porém, ao ficar pronto a economia de recursos pode chegar a 30%.

O sistema de aquecimento solar  e a reutilização de água são comuns neste tipo de projeto, se calculado e comparado ao gasto com energia convencional o valor economizado compensa. Outro ponto é que custo se paga com um ano de uso. Além da energia, a reutilização de água pode poupar até 35% também.

Com certeza os pontos positivos são bem maiores, se você se preocupa com o meio ambiente e pensa e construir, busque empresas e fornecedores que apoiem essa prática para oferecer o melhor em material de construção.

A Maahs tem disponível todos os tipos de Concreto Usinado, Areias e Britas e pode te ajudar neste aspecto, pois todos os produtos acompanham esta tendência sustentável desde sua produção até a entrega ao consumidor final.

Além disso, a empresa atua com responsabilidade social e consciente, sempre de acordo com a legislação em vigor, tendo como resultado a redução de riscos ambientais. A equipe de profissionais é devidamente habilitada e treinada para melhor atender os clientes.

Solicite um orçamento: https://www.maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou pelo telefone: (47) 3635-1348. Conte conosco!

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by