Casa própria: construir ou comprar? Entenda os prós e contras.

Boa parte das pessoas ao chegarem no ápice da fase adulta, sonham com a tão esperada “casa própria”, mais do que comprar um carro, a necessidade por sair do aluguel vem crescendo exponencialmente.

Outro fator que ajuda neste desejo é o fato que o mercado imobiliário finalmente vem se consolidando, os números do primeiro trimestre foram animadores, a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) divulgou em fevereiro um aumento de 30% na construção de imóveis em relação ao ano anterior, já na parte de compras imobiliárias o percentual também foi maior que em 2018.

Pessoa analisando aumento

Mas comprar um imóvel exige que as pessoas considerem pontos como: localização, vaga de garagem, apartamento, casa, condomínio fechado e claro, o valor que geralmente é diretamente impactado por esses mesmos pontos
Em contrapartida ao construir estes aspectos são decididos já no projeto, mas claro, demandam mais tempo e orçamento. Para ajudar nessa dúvida, separamos os prós e contras de cada uma das opções. Confira:

Compra de imóvel
Comprar a casa própria com certeza otimiza tempo, pois a construção é feita por etapas que depende de terceiros, mesmo que se tenha a equipe perfeita imprevistos podem ocorrer, por isso separamos três pontos positivos da aquisição:

1) Comodidade e facilidade na negociação
A principal vantagem de comprar o imóvel pronto é a comodidade, pois se você encontrou a casa perfeita dentro das condições financeiras ideais é só fechar o negócio! Depois de acertar os trâmites burocráticos você só precisa fazer a mudança. Mas fique atento! antes de bater o martelo é importante realizar uma visita com a imobiliária ou com o atual dono e conferir cada aspecto do imóvel, evitando qualquer surpresa futura.

Duas pessoas negociando uma venda

2) Pouco ou quase nenhum desgaste

Se a construção for nova ou recente você praticamente evitará desgastes, do contrário talvez precise fazer algum ajuste como pintura ou reforma, mas nada se compara a uma obra do 0.
Mesmo que o projeto contenha cada detalhe e você tenha uma construtora a frente, será necessário controlar os pedreiros, serventes e cada item da lista de materiais. No todo pode deixar você bem cansado e até gerar um estresse. No caso de casa pronta essas dores de cabeça são desnecessárias.

3) Pagamento facilitado

O Financiamento é um grande aliado quando se trata da compra do imóvel, atualmente é possível obter taxas bem acessíveis com excelentes condições de pagamentos, ao contrário da construção que é bem mais burocrática.

Construção da casa
Já quando se trata de construir a casa própria os pontos mudam um pouco, mas também são bem positivos pois permitem personalizar cada detalhe de acordo com a necessidade do morador.

Planejamento de um projeto residencial

Escolha do local
Cidade, bairro e até a rua se possível for, as possibilidades de escolha são várias, claro para ser exatamente como o morador deseja exige orçamento e tempo para esperar ou conseguir. Ao contrário de quem compra que precisa contar muitas vezes com a sorte para que aquele imóvel “dos sonhos“ esteja a venda.

2) Detalhes que fazem diferença
Ao contrário do pronto, quando se trata de construção é possível detalhar cada cantinho da casa com precisão para o arquiteto ou engenheiro, são esses profissionais que tornarão sua casa real. Claro, quanto mais detalhes e exigências maior o tempo de execução da obra, porém ela ficará exatamente como o morador imagina.

3) Custo menor
Sabia que uma casa planejada e feita dentro de um “passo a passo” tende a gerar até 30% de economia no orçamento do que uma comprada? Isso mesmo, fator esse que viabiliza ainda mais a opção de construção, ponto mais que positivo para quem decidiu construir.
Mas vale ressaltar que essa decisão é pessoal e cabe unicamente a pessoa, o orçamento e o tempo disponível também contarão muito nesse momento. O fundamental é conquistar esses sonho e sair do tão temido aluguel.

Para quem pensa em construir, a Maahs conta com uma equipe altamente qualificada e preparada para colocar seu sonhos em prática, todos os profissionais são habilitados dentro da legislação atual, garantindo a segurança do começo ao fim.

Várias moedas

Um empresa séria e que fornece o melhor em Concreto Usinado, Areias e Britas, a principal matéria prima para que o acabamento de sua casa seja impecável. Outro ponto fundamental são que todos os produtos seguem um padrão sustentável, iniciado na produção até a entrega na obra.

Solicite um orçamento ou venha conhecer de perto nossos serviços: https://www.maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou pelo telefone: (47) 3635-1348.

Fonte de referência: http://blogpraconstruir.com.br/ e https://www.abecip.org.br/