Canteiro de obras: entenda que é e como funciona

Existem passos muito importantes antes de iniciar a construção, entre as principais etapas estão a limpeza, o nivelamento do terreno, a disponibilização de energia e água junto ao fornecedor e claro, o alvará de funcionamento. Somente com estes itens em dia é que inicia-se a montagem do canteiro de obras.

Mas, o que é um canteiro de obras?
Trata-se de uma área de trabalho momentânea, usada para o desenvolver as operações que darão suporte na realização da obra. Sua organização deve ser feita com objetivo de aumentar a eficiência dos serviços internos e garantir a segurança de toda a equipe envolvida.

Trabalhador observando canteiro de obras

A NR18 determina que o básico para um canteiro funcionar é:

  • Sanitários
  • Vestiários
  • Refeitórios

Além disso, são levados em consideração os seguintes itens:

  • Layout e logística
  • Barracão da obra
  • Estoque de materiais
  • Limpeza e organização

A partir desta etapa é indicado ter cercado o terreno com muro ou tapume, e colocado o número da casa do imóvel de forma visível.

Logística e Layout
Recomendamos que você crie um projeto para definir o melhor layout do canteiro da sua obra. Não precisa ser um projeto muito elaborado, um rascunho feito em papel A4 com caneta já resolve.

O primeiro passo para fazer este “projeto” é desenhar o seu terreno e o local onde será construída a casa. Depois estabeleça os locais de entrada e saída dos veículos e área para descarregamento e armazenamento de materiais. Por último, defina o local que ficará o barracão e as demais instalações.

Projeto para um layout de obras

O fluxo de trabalho pode ser otimizado com um layout bem planejado. Para isso, evite:

  • Deixar o local de armazenamento longe da obra
  • Obstruir com equipamentos a passagem dos trabalhadores
  • Não ter um local determinado para os resíduos e lixos da construção
  • Armazenar os materiais de forma incorreta

Estas atitudes vão reduzir o tempo de deslocamento dentro da obra e consequentemente o risco de acidentes.
Na maioria das obras o canteiro muda de layout decorrente do avanço da construção, é certo que no começo materiais brutos como: areia, pedra, aço e tijolos, ocuparão uma área maior. Já no final, será necessário de segurança para conservar os pisos, metais e porcelanatos e assim sucessivamente.

Escavadeira durante a construção

Então, se você quer ter uma obra limpa, eficiente, organizada e sem acidentes, procure uma empresa responsável e sólida no mercado como a Maahs, que dispõe todos os tipos de Concreto Usinado, Areias e Britas e pode proporcionar as melhores soluções em materiais para construção, do projeto até a entrega.

Solicite um orçamento ou ligue: (47) 3635-1348. Conte conosco!

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by