Evite Desperdícios! Aprenda o cálculo de cubagem do concreto

Quando você compra a quantidade de concreto correta para a obra, você evita gastos desnecessários e a sobra de materiais. No entanto, fazer isso sem calcular a cubagem é praticamente impossível. Por esse motivo é extremamente importante se atentar aos detalhes, já que os volumes planos e cilíndricos têm formas diferentes de serem calculados.

Nesta matéria, vamos ensinar detalhadamente como fazer o cálculo de volume de concreto para cada tipo. Continue a leitura!

Como calcular a quantidade de concreto para volumes planos e cilíndricos?

Para que tudo saia conforme planejado, é altamente indicado calcular previamente o volume de concreto que será utilizado em cada fase da obra. O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes.

A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H.

Sendo:

V = volume

L = largura

C= comprimento

H = altura.

Porém, é preciso estar atento a algumas diferenças na hora de fazer essa conta para volumes planos ou cilíndricos. Olha só:

Volumes planos

Quando se trata do cálculo de volumes planos em m³, se usa a largura multiplicada pelo comprimento e altura. Por exemplo: se a laje a ser construída tiver 15m de largura, 10m de comprimento e 10cm de altura, a conta fica da seguinte forma:

V = 15,00 x 10,00 x 0,10 = 15m³

Volumes cilíndricos

No caso de volumes cilíndricos como estacas ou pilares cilíndricos, por exemplo, a fórmula para o cálculo de volume do concreto tem algumas alterações.

Ela passa a ser V = Pi x R² x H,.

Sendo:

V = volume

Pi = 3,1416

R² = raio ao quadrado

H = altura.

No caso de uma estaca com 50cm de diâmetro e 10m de a altura, fazemos o cálculo da seguinte forma:

V = 3,1416 x 0,25 (x2) x 11.

É importante fazer esse cálculo com os números exatos, pois uma pequena alteração pode ter bastante influência na quantidade de cimento a ser utilizada.

Importante! Sempre considere possíveis perdas

Se você comprar apenas a quantidade exata de concreto para a obra, pode ser que falte material. Isso porque durante o processo de concretagem, há uma perda. Esse não é um problema, pelo contrário, é algo comum e que você deve sempre considerar na hora de decidir a quantidade de material que irá comprar.

Normalmente, essa perda fica em torno de 5%, mas, caso haja condições que dificultem a concretagem, pode ser ainda maior.

Então, o volume de concreto necessário será (Volume de Concreto) x (1,00 + % de Perda).

Claro que em estruturas menores, as perdas representam uma parte pequena. Mas, em estruturas maiores, esse número é mais considerável e pode fazer muita diferença caso não seja levado em consideração.

Ao saber fazer o cálculo da cubagem de concreto, você não só economiza, mas também evita problemas no cronograma da construção. Nós somos referência nesse mercado: o Concreto Usinado, Areias e Britas. Faça um orçamento: maahsareiaebrita.com.br/orcamento/ ou ligue: (47) 3635-1348, para construir com o melhor concreto da região!

Iniciar Chat
1
Olá, tudo bem?
Gostaria de obter uma cotação?
Powered by